Mulheres unidas contra Bolsonaro

Fites convoca as trabalhadoras sindicatárias para irem às ruas dia 29 de setembro lutar contra o machismo, o racismo e a misoginia!

Nós, mulheres, somos 52% do eleitorado nessas eleições de 2018. Mais de 77 milhões de votos que serão decisivos e que não podem ser desperdiçados. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram o quanto o voto feminino terá um peso na definição do próximo presidente da República.  Para a Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (FITES), as trabalhadoras sindicatárias também estão inseridas neste contexto, pois estão em maior número nas entidades sindicais e com grande capacidade de luta e organização.

A FITES se preocupa com o cenário político de intolerância no Brasil criado pelo candidato à presidência da República do Partido Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro, o Coiso. Com seus discursos repletos de preconceitos contra mulheres, negros, pobres e LGBTs, o candidato de extrema direita dá o seu recado deixando claro para quem ele não governará.

O Coiso já declarou à imprensa que acha justo uma mulher ganhar menos do que o homem para a mesma função, pois mulher engravida e tem licença maternidade. Essas e outras aberrações são questões que todas nós mulheres devemos repudiar e denunciar.

Além do Coiso, o seu vice-presidente na chapa, o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), expressa nas suas falas todo tipo de preconceito.  Em recente discurso, ele declarou que família só com mãe e avó é “fábrica de elementos desajustados”. O que o general não sabe é que cerca de 38 milhões dessas mães e avós são as chefes de suas famílias. E são essas mulheres, juntas com mais outras milhões, que vão mostrar sua força e dizer não a esse fascista nas ruas e nas urnas.

As mulheres, exercendo seu empoderamento, tomaram a iniciativa de ir às redes sociais, formando uma grande frente de luta contra a candidatura do Coiso. O movimento “Mulheres contra Bolsonaro” reúne mais de 3 milhões de mulheres em um grupo no Facebook , que se organizaram para realizar grandes atos no dia 29 de setembro no Brasil e em vários lugares no mundo para protestar contra “o Coiso”. A FITES estará presente nos atos através dos seus sindicatos filiados.

Portanto, comungando com este entendimento, a nossa Federação através de sua Secretaria de Política Social, Gênero e Etnia, convoca as sindicatárias para irem às ruas neste 29 de setembro para dizer #EleNão, #EleNunca.

coiso